Como Aumentar as Matrículas em sua escola usando Email Marketing

Todo mundo sabe o quanto aprender uma segunda língua é importante para o currículo profissional, para o lado pessoal – se relacionar com diferente pessoas e culturas – e também por questões de saúde – você sabia que uma segunda língua pode aumentar o poder do cérebro, por exemplo? Entretanto, quando estão em busca de um curso, os futuros alunos pesquisam – e muito! – e na maioria das vezes, vão parar nos sites das instituições.

Devido ao advento da internet e do Marketing Digital, é no site que os futuros alunos esperam encontrar todas as informações necessárias para tomarem as suas decisões. Ou até mesmo através de uma newsletter ou e-mail personalizado. É isso que eles esperam e você, como uma escola de idioma, precisa oferecer o que seus consumidores procuram.

Após a visita no site e inscrição em sua lista de e-mails, como será que esses alunos chegam na matrícula? A resposta é: e-mail marketing.

Essa estratégia é responsável pela conversão de futuros alunos em matrículas e sua escola precisa se preparar para isso. Pensando neste desafio, o post de hoje irá explicar como aumentar as matrículas em sua escola usando e-mail marketing. Vamos lá?

O que é o e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa para a conversão e uma ótima forma de criar um relacionamento com seus futuros alunos. O motivo? Essa é uma das estratégias de Inbound Marketing, o “novo marketing”, utilizado para encantar, engajar e conquistar novos clientes – no caso, seus alunos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo MarketingSherpa, um dos principais objetivos para a utilização do e-mail marketing está relacionada à conversão e aumento de receita de vendas (RESULTADOS DIGITAIS, 2014). Em segundo e terceiro lugar, vem o direcionamento do tráfego do site e entrega de conteúdo relevante.

Como fazer e-mail marketing?

Quando bem feito, uma mailing list é uma excelente vantagem para a sua escola, pois permite entrar em contato com diversos alunos que estão realmente interessados em efetuar a matrícula. Para isso, é preciso montar uma boa estratégia de e-mail marketing.

Uma boa estratégia está ligada à maneira como você entrega seus e-mails. Não basta apenas redigi-los pensando em mostrar seus cursos de idiomas de uma maneira impessoal e estática. Você precisa que o leitor – o futuro aluno – tenha uma ligação emocional ao seu produto/serviço. É necessário demonstrar porque sua escola resolverá algum dos problemas enfrentados por ele no dia-a-dia. Dessa maneira, você desperta o desejo de compra em seu consumidor e o coloca no funil de vendas, incentivando-o à tomada de decisão. É o marketing de conteúdo aliado ao e-mail marketing.

Como aumentar as matrículas em sua escola usando e-mail marketing?

A melhor maneira de aumentar sua conversão – número de matrículas – através do e-mail marketing é segmentar seu público-alvo e fornecer conteúdo personalizado para cada perfil (buyer persona) e para cada estágio do funil.

O funil de vendas tem como objetivo engajar o possível cliente para que ele efetue a compra. Ele representa as etapas pelas quais o seu futuro aluno passa. E, para cada uma dessas etapas, existe uma forma de fazer e-mail marketing.

  • Topo de funil: para leitores que subscreveram o seu blog, mas só consomem conteúdos da etapa de conhecimento – ou seja, não sabem direito o que querem ou quando querem, é importante enviar e-mails mostrando outros conteúdos educativos, outros posts de seu blog. Sempre com uma call to action (chamada para o usuário realizar uma ação) no final, oferecendo algum desconto ou outro benefício exclusivo.
  • Meio de funil: este é o estágio de prospects e leads, os futuros alunos que estão considerando a possibilidade de comprar um de seus cursos, por isso, aposte em e-mails com conteúdo relevante e educativo, mas mais aprofundado. Aqui eles já tem ideia do que querem e estão procurando mais informações. E-mails com vídeos, webinars e convites para eventos na escola são uma ótima forma de conversão.
  • Fundo de funil: aqui estão suas oportunidades, preparadas para a compra. É o momento de fechar negócio. Por isso envie e-mails com descontos, para marcar uma avaliação, uma reunião para conversar sobre preços e planos.

A melhor maneira de aumentar as matrículas em sua escola usando e-mail marketing é através de campanhas segmentadas para cada perfil e com conteúdo relevante – proveniente do seu blog, mídias sociais, etc. O e-mail marketing precisa estar relacionado aos seus outros canais de comunicação, e oferecer a solução para o problema de seus alunos.

Este post foi útil para você? Como você utiliza o e-mail marketing em sua escola? Compartilhe sua experiência através dos comentários!

 

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