Para quem trabalha como empreendedor digital nos dias de hoje, pode ser um desafio tão grande quanto tornar o negócio digital rentável, acompanhar e se familiarizar com os termos do mundo do marketing.
São muitos termos, sendo que a maior parte deles é composta por terminologias que são oriundas de outros idiomas, como o inglês, por exemplo, fazendo com que confusões acabem surgindo.
Portanto, nas próximas linhas nós vamos ajudar você a conhecer os principais termos que compõem o chamado mundo do marketing, para que você conheça tudo que ele pode oferecer para seu negócio digital.
Vamos conhecer mais!
No que tange às vendas
Primeiramente vamos mostrar os principais termos ligados às vendas, sendo que os principais são os seguintes:
AIDA: acrônimo que tem relação com tudo que envolve um processo de conversão, já que mostra as cinco etapas muito bem definidas, sendo elas as seguintes – Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
Conversão: nada mais é do que a ação que a empresa deseja que o usuário realize. Quando a conversão se dá, significa que o usuário fez a ação desejada: uma compra, assinar um teste ou preencher um formulário, por exemplo.
CRM: é uma sigla do inglês que significa Customer Relationship Management (Gerenciamento de Relacionamento com Clientes).
CRO: sigla do inglês Conversion Rate Optimization (Otimização de Taxa de Conversão), que remonta às estratégias focadas em aumentar o percentual de visitantes que de fato realiza as conversões.
CTA: significa Call to Action (chamada para a ação), sendo muito conhecido, já que representa o conjunto de ações e comandos que são passados para os usuários, levando-os s fazer o que a empresa espera.
E-book: trata-se de um livro digital que normalmente está no formato PDF.
Funil de vendas: uma das ferramentas mais importantes do marketing digital na atualidade, o funil de vendas é a pirâmide invertida que mostra os diferentes estágios onde os potenciais clientes se encontram dentro do processo de venda. É dividido em três partes, o Topo de Funil (ToFu), o Meio de Funil (MoFu) e o Fundo de Funil (BoFu).
Landing page: significa página de aterrissagem, e nada mais é do que a página de entrada de um site ou blog.
Lead: é o potencial cliente que deixou seus dados num formulário de conversão e que demonstrou algum tipo de interesse.
Marketing de conteúdo: é o marketing voltado para atrair pessoas por meio de produção de conteúdo relevante (artigos, vídeos, entrevistas).
Palavra-chave: é a palavra (ou o conjunto de palavras) que tem a capacidade de resumir o tema principal de um artigo, sendo utilizada para melhorar o posicionamento do conteúdo nos sites de buscas.
Squeeze page: é a página totalmente voltada para a captação de e-mails.
Webinar: é o conteúdo colocado no ar no formato de vídeo, sendo que pode ser uma aula, uma palestra, um debate ou outra coisa.
CAC: Custo por Aquisição de Cliente.
CPC: Custo Por Clique.
CPA: Custo Por Aquisição.
Pageviews: visualizações de páginas de um site, sendo algo diferente das visitas, por exemplo.
SEO: Search Engine Optimization (Otimização Para Buscadores) é o conjunto de técnicas e estratégias para melhorar posicionamento de páginas nos mecanismos de buscas.