Que as redes sociais invadiram a rotina de todos, não há dúvidas. No Brasil, o cenário de relação com a internet é muito nítido. Tudo é feito pela web e as redes sociais se tornaram ferramentas importantíssimas para empresas e pessoas no geral.
O país segue as tendências que estão espalhadas pelo mundo. Porém, com suas particularidades, buscam as redes com maiores benefícios para o dia a dia dos brasileiros do século XXI.
Hoje, as pessoas não buscam na rede apenas encontrar velhos conhecidos ou comunicar-se com amigos de longe, essas ferramentas são usadas também para o mundo dos negócios.
A partir daí, pode-se notar o interesse de empresas para conquistar o público das redes sociais mais usadas pelos seus clientes. Todo o conteúdo gerado pode se tornar interesse dos profissionais. Assim, da mesma maneira que as redes sociais podem ajudar, também podem destruir sua reputação. É preciso muito cuidado.
No Brasil, os usuários da internet se aglomeram, principalmente, nas redes sociais nas quais a comunicação com o outro possa ser direta. Dessa forma, o Facebook sai na frente. Podemos encontrara também entre as redes sociais mais usadas o WhatsApp, YouTube, Twitter e Instagram.
A rede social mais usada no mundo, também, tem seu primeiro lugar garantido no Brasil. Essa ferramenta atinge, aproximadamente, 70% de acessos em todo o Brasil. Com o aplicativo mobile, as pessoas podem ficar conectadas à rede, de forma a compartilhar conteúdos em tempo real.
Criada em 2004, nos Estados Unidos, o conteúdo presente na rede social é facilmente viralizada por suas formas de compartilhamento, conquistando altos níveis de transmissão de conteúdo. É uma ferramenta comumente usada por empresas para aumentar a visualização de seus serviços.
O aplicativo caiu no gosto de todos, mas não é considerado por todos uma rede social. Isso porque, mesmo conseguindo compartilhar conteúdos para uma rede de amigos, sua transmissão está vinculada a conversas que são criadas com o consenso de ambas as partes.
Seu funcionamento está ligado à troca de mensagens. Estas podem ser por meio de textos, fotos, vídeos, links, áudios. É usado uma ampla rede de multimídias para trocar informações dentro do aplicativo, que se tornou indispensável na vida dos brasileiros.
YouTube
Chegando a quase 30% dos acessos nacionais, o YouTube também divide opiniões sobre sua classificação como rede social. Uma das redes sociais mais usadas no Brasil, ela funciona como uma plataforma para compartilhamento de vídeos.
Assim, as pessoas podem compartilhar grande variedade de vídeos que não sejam protegidos pelo Copyright.
Criada em 2006, o Twitter já foi muito mais utilizado no país. Hoje, não é tão mais popular, mas ainda é usado em grande demanda por brasileiros que desejam mandar curtas mensagens ou se expressar de forma objetiva para seus seguidores.
O uso das tags fazem a interação na ferramenta, através delas é possível encontrar diversas fontes do assunto que procura.
A rede social de publicação de fotos ganha cada dia mais espaço no Brasil. Uma das redes sociais mais usadas nos smartphones dos brasileiros, o Instagram permite seguir famosos e pessoas comuns, acompanhando seu dia a dia através de imagens, vídeos e pequenas descrições que, também, podem estar acompanhadas pelas tags.